segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Nem sei bem o quê!


Fico me perguntando o porquê da nostalgia dos tempos passados? Sempre que nos acomete algo estranho ou fora da rotina costumeira, logo nos colocamos a reclamar da situação e logo lembramos, não necessariamente de algo, mas de épocas melhores.
Tentamos retroagir a vida que já se foi, não há como reviver o momento, aquele momento era algo que deveria estar ocorrendo naquele momento e não no momento de dificuldade que passa atualmente.
Sei que parece confuso, mas é muito mais estranho este sentimento de perda do rumo, quando estamos realmente mal com as circunstâncias, nós imaginamos o passado como algo necessário ao presente e esquecemos de viver a vida como deve ser observada e encarada.
Refletimos nossas esperanças em filmes ou novelas que contam trajetórias parecidas com as que vivenciamos, iludimos os fatos acusando o acaso como maior vilão para não assumir o peso de cada ação e escolha sua.
O passado é sim um momento feliz, algo extraordinário que até pode te guiar no futuro para novas escolhas e uma forma mais madura de se vivenciar um relacionamento ou planejar de forma mais coerente a sua aposentadoria.
Mas também, o passado é uma ruína para saudosistas como eu, da época em que me quebrava todo com meu carinho de rolimã, ou as brincadeiras de crianças que já não se vê mais nas crianças de hoje, mas aquilo era a minha época, saudosa maloca, maloca querida, mas era a minha e isso ninguém me tira.
Tento compreender coisas que acontecem agora comigo aos quase 30 anos, e que na época dos meus pais já com 4 filhos homens não aconteciam, as dificuldades são outras e o entendimento sobre a vida e completamente diferente daquilo que já foi.
Se evoluímos ou regredimos? Não sei, só sei que cada tempo é seu tempo e cada vida merece seu passado, presente e futuro sem lamentações do que não foi ou poderia ter sido!

2 comentários:

  1. Veja bem, li seu texto e acredito que esse seja o requisito básico para postar algo a respeito né?! Vejo mais ou menos da seguinte forma, o ato de relembrar dos “velhos tempos” que eram melhores nada mais é do que memória seletiva, ou seja, nosso subconsciente escolhe momentos que ele considera bom dentre todas as nossas experiências e muitas vezes nos da a falsa impressão de que os tempos eram realmente melhores. Acredito que isso seja algo necessário para todos nós, veja por este ângulo, já pensou se sempre que tivéssemos um acontecimento ruim só lembrássemos de outras desgraças?? Seria o fim, e nos deixaria mais para baixo ainda. Quanto a refletir esperanças em personagens vejo isso como simples e puramente “projeção”, nos projetamos em algum ser por ter características que consideramos mui parecidas com as nossas ou ate por passar por problemas relativamente parecidos. No decorrer da vida, creio eu, cada momento deve ser encarado como aprendizado, e isso não somente com os bons mas principalmente com os ruins, ata parece clichê né?! Mas é isso mesmo que acredito, quando algo acontece sempre procuro o lado bom daquilo q passei, nem que seja o “não vou mais fazer isso pq aprendi a lição” hehehe. Viva a vida sempre buscando o melhor, cada idade tem seus momentos próprios.
    Até + flw

    ResponderExcluir
  2. E verdade! Vc tem razão!!!!!! Valeu inté mais... Obrigado pelo comentário...

    ResponderExcluir

Obrigado por me visitar....