segunda-feira, 17 de agosto de 2009

O que é felicidade?


Segundo nosso amigo e sábio dicionário Aurélio: s.f. Estado de perfeita satisfação íntima; ventura. / Beatitude; contentamento, grande alegria, euforia, grande satisfação. / Circunstância favorável, bom êxito, boa sorte, fortuna: ele teve a felicidade de escapar do desastre.
Estamos constantemente em busca dela e fugindo da tristeza que assola nossas histórias, nem sabemos ao certo o que significa, pois só é feliz aquele ser desprendido, aquele que não se incomoda com suas preferências nem com suas vestes, mas como julgar estar certo no que buscamos para ser feliz?
Quando alcançamos algum objetivo entramos em êxtase ao figurar no hall dos conquistadores, mas após a meta batida qual o próximo passo para conseguir perpetuar a felicidade? Às vezes me questiono sobre isto, será mesmo que a felicidade está ligada as realizações pessoais e as formas de se relacionar com demais em seu cotidiano?
Acho que não, talvez (e eu afirmo que esse talvez está tão em dúvida quanto seu sentido), um dia vamos conseguir ser feliz quando não estabelecer mais metas e não tentar cumprir com obrigações desgovernadas para satisfação do grande público que acompanha a sua trajetória.
Não que eu acredite que a aquisição de um imóvel novo, um automóvel ou até mesmo um amor bem sucedido não lhe traga satisfação, mas em contra partida alguma vez nos perguntamos se ao invés de estar atrás de um possante em meio ao caos do trânsito dos grandes centros urbanos estivéssemos caminhando em meio a árvores, deixando nossas idéias fluírem de forma que nossos problemas e dúvidas sejam resolvidos?
Ou então encontrar a felicidade na solidão do seu quarto, sem depender de uma outra pessoa para completar o sentido da vida. Projetamos nossa felicidade na realização e nos demais que à acompanham, necessitamos muito da aprovação para então desejar um tipo de felicidade, que às vezes é um momento de euforia e não a concretização da felicidade em si.
Busca, busca e mais busca, esse não é o caminho então vamos tentar ir por outro lado, não se sabe ao certo se vou atingir o alvo, os conceitos são abstratos demais e o percurso fica cada vez mais difícil.
Pensar positivo ajuda, mas esperar ao invés de ter esperança não te trás aos trilhos do trem, muito pelo contrário, podem te jogar para fora da estação.
Por isso, respondo com não tantas certezas e tão pouco incerteza... Felicidade é um mistério, quando você encontrar com ela, talvez descubra ou talvez passe despercebida e você desperdice a possibilidade de concretizar o sonho de ser feliz!
Não obstante o sonho da felicidade é uma dúvida cruel, pois como sonhar com algo que nem bem sabemos o que é? Desconhecida da maioria, o importante e nunca perder a fé... ela é um caminho bom a ser seguido em busca da felicidade!

Desejo a todos que encontrem a felicidade... Sempre em prol de um mundo melhor!!!

Rodrigo Bertolazzi
17/08/2009

Um comentário:

  1. Linda mensagem sobre a felicidade, e eu a encontrei, estava sempre dentro de mim,exatamente quando parei de procurar, parei de me preocupar, parei de pensar que precisava estar com alguém para ser feliz, percebi que não posso deixar a responsabilidade de ser feliz nas maos de outros.
    Felicidade para mim é paz, paz de espírito, usar amor em tudo que faz e com todas as pessoas, não julgá-las e não pensar que estão sempre me julgando.
    Felicidade é ser simples, é ter fé, é procurar fazer o bem e viver como criança; despreocupada e saltitante.

    ResponderExcluir

Obrigado por me visitar....