sábado, 28 de novembro de 2009

Águas De Março


É pau é pedra
É o fim do caminho
É um resto de toco
É um pouco sozinho...

É um caco de vidro
É a vida é o sol
É a noite é a morte
É um laço é o anzol...

É peroba do campo
É o nó da madeira
Caingá, Candeia
É o matita-pereira...

É madeira de vento
Tombo da ribanceira
É um mistério profundo
É o queira ou não queira...

É o vento ventando
É o fim da ladeira
É a viga é o vão
Festa da Cumeeira...

É a chuva chovendo
É conversa ribeira
Das águas de março
É o fim da canseira...

É o pé é o chão
É a marcha estradeira
Passarinho na mão
Pedra de atiradeira...

É uma ave no céu
É uma ave no chão
É um regato é uma fonte
É um pedaço de pão...

É o fundo do poço
É o fim do caminho
No rosto um desgosto
É um pouco sozinho...

É um estrepe é um prego
É uma ponta é um ponto
É um pingo pingando
É uma conta é um conto...

É um peixe é um gesto
É uma prata brilhando
É a luz da manhã
É o tijolo chegando...

É a lenha é o dia
É o fim da picada
É a garrafa de cana
Estilhaço na estrada...

É o projeto da casa
É o corpo na cama
É o carro enguiçado
É a lama é a lama...

É um passo é uma ponte
É um sapo é uma rã
É um resto de mato
Na luz da manhã...

São as águas de março
Fechando o verão
E a promessa de vida
No teu coração...

É uma cobra é um pau
É João é José
É um espinho na mão
É um corte no pé...

São as águas de março
Fechando o verão
É a promessa de vida
No teu coração...

É pau é pedra
É o fim do caminho
É um resto de toco
É um pouco sozinho...

É um passo é uma ponte
É um sapo é uma rã
É um belo horizonte
É uma febre terçã...

São as águas de março
Fechando o verão
É a promessa de vida
No teu coração...

-Pau, -Edra, -Im, -Inho
-Esto, -Oco, -Ouco, -Inho
-Aco, -Idro, -Ida, -Ol
-Oite, -Orte, -Aço, -Zol...

São as águas de março
Fechando o verão
É a promessa de vida
No teu coração...

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Música Para Vida!


Música que me faz feliz ao lembrar dos momentos, Música que ao lembrar dos momentos me trás saudades do tempos e faz sofrer em meu peito, Música que me faz sorrir e chorar ao me emocionar.
Música para todos os gostos, crenças e raças, Música não só para os ouvidos mas para acalmar a alma, Música para sacudir o esqueleto.
Música para coração, Música para verão, Música para solidão, Música para inverno, Música que vai e Música que vem.
Música que te traz saudade, Música para liberdade, Música que te faz parar e também voar.
Música para doce infância, Música para o trabalho, Música para juventude, Música para sucesso, Música para velhice, Música para fim.
Uma música para dedicar, sentir, ouvir e amar, resumindo música para vida!

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Fotografe e Perceba!


A fotografia é totalmente real enquanto lembrança para os retratados, que a partir dela rememoram suas próprias lembranças daquele acontecido, que são também reais enquanto fato vivido a apreendido, e são também uma imagem artística para um espectador que não sabe nada sobre ela.
A fotografia é a visão do artista ou amador sobre o bem é o mal que nos acomete o momento, ela pode ser despretensiosa sobre a vida e mostrar suas alegrias e medos, mas é fundamental para lembrança e podemos até mencionar para herança que deixamos.
Demonstra toda simplicidade e naturalidade, mas também esconde nossos anseios em poses forçadas e inventadas, ela não é a única memória, mas um resumo de uma viagem, de um amor, de uma vida ou um simples momento.
É um retrato em preto branco que demonstra sua beleza nos detalhes de suas sombras, ou um flash instantâneo que nos surpreende em nossa espontaneidade e paixão.
É a mais pura e verdadeira lembrança do que foi no passado, mas nunca vai ser a previsão do futuro. Nosso olho de detalhes sobre alguns retalhos que ainda nos deixam dúvidas e mensagens entre os olhos e a verdade.
Elas refletem o encanto das cores de uma borboleta ao mesmo tempo que explodem a indignação e vergonha da violência no mundo, registram vitórias e grandes acontecimentos, mas também um simples é único por do sol daquele dia.
Ficamos entusiasmados e apaixonados pelos rostos exuberantes e também nos sensibilizamos pelas lágrimas que escorrem a face de um desconhecido.
Fica mais fácil perceber a riqueza dos detalhes e cores, porém algumas coisas ainda não perceptíveis, como o falso sorriso que estampamos nelas quando somos obrigados a posar.
Registrado o fato jamais será esquecido, visto a beleza que arte nos proporciona no apertar do flash, nossas visões e percepções manifestadas por essa pequena lente, ganham dimensões e razões na busca da imagem por nossas expressões em busca das origens esquecidas.
Traduzir a realidade através da imagem! Para isso existem técnicas, só que sem a alma e o entendimento necessário do que se busca, nunca será o suficiente para conseguir retratar, registrar o que realmente estamos sentindo.

segunda-feira, 16 de novembro de 2009

O Substituto


Iríamos ao cinema hoje como é de praxe todas as segundas-feiras à noite de ócio que nos atordoa, porém como ocorreu um probleminha nas agendas de um todos resolverão ver o lançamento de 2012 na próxima semana, mas o filme que assistimos semana passada me fez refletir um pouco sobre a vida.
Não que seja uma obra prima, muito pelo contrário, pelo meu gosto pessoal, não sou formado nem especializado em crítica para cinema, veja bem, minha opinião pessoal é um filme até chato, porém com um assunto de certa forma instigante.
O substituto, a história é baseada na evolução da espécie e as formas que os humanos encontrariam de se proteger das mazelas do dia-a-dia mas sem perder os prazeres que estão habituados a realizar.
Fiquei pensando na possibilidade de ter um substituto e nunca envelhecer, ou não demonstrar minhas insatisfações com os acontecimentos, sempre ter uma aparência boa, bem humorado e sentir as sensações maravilhosas de passeios, viagens, conversas e descontração que tanto me fazem gostar da vida.
Será mesmo que poderíamos ter uma vida assim? Será que não é muito obsoleto querer viver sobre a proteção de uma bolha e continuar a sentir os prazeres da vida? Será que o risco e a ansiedade das ocorrências sentidas na pela não são bem mais verdadeiras?
Perguntas e mais perguntas, acredito que a vida seja muito mais que se esconder em uma imagem bela e sorridente, muito mais que se esconder do perigo, muito maior que proteger, a vida é um risco, onde nem sempre as coisas acontecem como o planejado, porém não é injusta e sim apenas uma colheita dos frutos que plantamos, afinal nada ocorre fora daquilo que esta programado.
Risco este que nos faz verdadeiros, nos faz acreditar nas possibilidades que ainda existem e faz com que lutemos, não contra os outros, mas contra nós mesmo que muitas vezes limitamos nossa área de atuação para nos isolar em uma bolha com mundo obscuro em volta dela.
Não acredito na possibilidade de ficar em casa e controlar minhas sensações e movimentos por um substituto, mostrar as minhas vontades e verdades de frente, assistam o filme, não é dos melhores, porém o assunto é discutível, mas devemos sempre lembrar que ninguém é menor que seus sonhos, basta buscar nossos ideais e vivenciar nossas escolhas.


Rodrigo Bertolazzi
16/11/2009

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Apagou Geral


Não, não vou falar a respeito do apagão de ontem, que deixou milhões de brasileiros nas ruas impedidos de chegar em seus lares depois de um dia estarrecido e tortuoso de trabalho, nem dos prejuízos financeiros causados por tal apagão, não tenho conhecimento político e nem informação para conjecturas e análises mais profundas.
O apagão é maternal, mundial e consensual. Digo isso porque pude perceber que após todos assustarem e questionarem o que aconteceu com nossas luzes dentro de casa, o primeiro instinto e sair para fora de suas casas e rever vizinhos e conhecidos que a tempos não eram vistos.
Em um instante, aqueles que nem bom dia recebiam, agora entram em contato um com os outros para poder saber o que aconteceu, veja bem, em um mundo que as pessoas se relacionam pelo MSN e face book, nada mais comum (ou melhor incomum)que todos passarem despercebidos uns pelos outros.
Ontem vivemos o caos, mas aqueles que por ventura tiraram proveito do holocausto descobriram o quanto foi bom em voltar aos velhos tempos onde todos se reuniam e contavam histórias a respeito de seus dias e vidas. Não sei se me faço claro, mas o apagão tirou todos de dentro de casa, de frente de seus teclados gélidos e nefastos, para interagir de forma mais contundente com as pessoas que o rodeiam.
E digo isso com vergonha, pois desde que inventaram essas promoções de celulares, quando quero falar algo com meus irmão, primos e primas que residem ao lado ou em frente de minha casa, logo uso celular de forma mais impessoal.
Nos distanciamos de todos e apagamos geral, destruímos as formas mais contundentes de relacionar, as pessoas estão cada vez mais tecnológicas e menos sensitivas.
Tirando o lado ruim de toda história, esse apagão veio abrir um pouco nossos olhos e juntar mais nossas histórias.

PS. Pela amor de deus pessoal, já ouvi absurdos, mas já tem gente que acha que as olimpíadas devem ser canceladas em decorrência do apagão.