segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Nossas Escolhas!


Escolher sempre é um fardo muito pesado, nós vivemos para reclamar das conseqüências que nossas atitudes inferem em nossa rotina, sempre passa despercebido em nossa mente que nada acontece por acaso, embora as influências externas tenham um pouco de participação sobre os acontecimentos.
Toda e qualquer situação que é vivenciada, não é mero acaso, são nossas escolhas, nós escolhemos nossas amizades, escolhemos nossa educação, nosso emprego e as conseqüências são as pessoas que podemos contar, nossa busca mais árdua ou tranqüila pela felicidade e até o local onde moramos, pois tudo depende de suas escolhas e ações para que tudo prossiga de forma harmoniosa.
Nossas escolhas são o reflexo do nosso bom humor e instinto assassino, natural quando as coisas fogem daquilo que você achou que iria acontecer conforme o que realiza.
Sabemos da dificuldade, às vezes até temos em nossa consciência que o caminho a ser seguido é aquele, mas nos damos ao luxo de não economizar possibilidades e cometamos pequenos desvios nessa árdua e escaldante jornada, sendo assim o resultado final não é o mesmo.
Lamentações são freqüentes, mas indagações passam sem grande ênfase, tão pouco com uma análise mais profunda sobre o que realmente deve ser feito, criticamos todos a nosso redor, nosso chefe, nossos país, nossos amigos e esquecemos que nós estamos no meio do furacão.
Crescemos acreditando nas próprias desculpas, mais esfarrapadas do que nossas próprias dúvidas, indagamos os demais participantes, procuramos mais problemas do que soluções e sempre pontuamos como certo, mesmo quando tudo esta errado.
Nossas escolhas são o espelho daquilo que realmente somos, é a responsabilidade daquilo que seremos, é a verdade sobre tudo que passamos, não somos maiores que nossas escolhas, porém somos responsáveis por tudo que elas nos trazem de bom ou ruim. Paciência, esse é o fardo que temos que carregar, quem sabe um dia acertamos nossas escolhas!

domingo, 27 de setembro de 2009

Domingueira Brava!!!!!!!!


O domingo nos trás uma certa frustração, trás o medo do novo começo e das surpresas que trazem a segunda-feira tão temida pela massa humana! Deixa claro o que poderia ter sido, mas por má vontade ou até pelas circunstâncias deixou de ser.
O fim do repouso, o retorno da viagem e aquela sensação de mau agrado que todas as responsabilidades e frustrações iniciam ao término daquele dia.
Alguns tiram o dia para passear ao parque, outros fazem as compras de última hora, mesmo com aquele sol de rachar, se escondem em um shopping center e cobram dos vendedores a tão buscada recompensa pelos fortes esforços da semana. Mas tem os domingueiros que insistem em sair com seus carros só para dar aquela voltinha básica no quarteirão, acabam por atrapalhar o trânsito da cidade toda.
Almoço na casa da sogra ou da mãe, família reunida para falar mal dos não presentes e das falhas alheias, comemos, bebemos, brigamos e depois de tudo marcamos na casa de quem será o almoço na próxima semana.
Quando se realiza tudo conforme o cronograma, hummm... daí sim fica pior, pois sabe-se que não há nenhum imprevisto, agora sim o final de semana acabou e você necessita organizar suas tarefas do novo começo.
Domingo é o dia mais improdutivo do cidadão com mínimo de consciência na alma, pois ele é o muro entre o fim é o começo de tudo, domingo é um dia que pode ser ensolarado ou chuvoso, mas domingo é domingo e não muda, parece até aquelas mulas que quando empacam na esquina jamais arredam o pé dali.
A gente até tenta inventar alguma coisa ou outra diferente, mas no final estamos todos sentados em casa, assistindo ao último bloco do fantástico esperando pela notícia bomba que a segunda-feira acabou de ser abolida do calendário, como se isso fosse fazer alguma diferença, pois o dia depois do domingo sempre será o dia que tudo começa e domingo sempre vai ter a fama do dia que tudo acaba!
Sendo assim, só posso desejar a todos um ótimo domingo! E que cada história seja diferente de cada domingo....

sexta-feira, 25 de setembro de 2009

A Noite e sua Beleza!


A noite cai e com ela nossas preces aumentam, com toda sua magia e mistério resplandece em nossa mente ao fechar das pálpebras o sentimento de dever cumprido.
Pensantes como ser, digo isso pois refletimos inconscientemente sobre tudo que nos afeta quando deitamos nossa cabeça em nosso confortável e já moldado travesseiro.
Íntimo de nossas angústias e desnecessário a nossas alegrias, o único que se encaixa perfeitamente e discretamente a essas sensações de perda e ganho.
É a noite que o toque macio da alma se encontra com o peso do cansaço ofegante por uma noite bem dormida ou pelo menos pelo esquecimento de afagos passados, nesse momento que podemos encontra o equilíbrio de um mero mundo onírico ou a realidade de sonho que tarda a consumar.
À noite e sua bela lua, nos hipnotiza, deixam mais fragilizados os corações solitários, não só pelo seu encantamento natural, mas pela sua sintonia com o momento nos enchendo de energia em busca do amor nunca encontrado, mas também das noites em nostalgia daquilo que foi e você não percebeu.
Fisgamos o cupido e ficamos mais românticos e esperançosos, encontramos em sua perfeição virtudes e inspiração para acreditar no quanto e bom. Não despertamos e sim acalmamos nossas inquietações, pensamos, lembramos, refletimos e finalmente nos convencemos e cedemos ao sono.
Com a noite, levamos nossas crenças e olhares e despertamos para mais um novo amanhecer encantador!

Rodrigo Bertolazzi
25/09/2008

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Discussões... Discussões!!!!



Prometi, como algo pessoal que jamais iria discutir política neste blog, mesmo porque a proposta é completamente diferente, me abstive de certa forma, decidi parar de ouvir a CBN e também fiquei algum período sem ler o caderno Nacional do Estadão, mas notícia que pipoca aqui, notícia que pipoca ali e você acaba sabendo de coisas que não queria saber.
Não vou levantar bandeira nem criticar esse ou aquele político, só vou inserir no contexto meu humilde e singelo ponto de vista e tentar colocar em poucas palavras o sentimento de dois tipos de eleitores e nossas obrigações mínimas uns com os outros.
Várias vezes tenho ouvido de alguns colegas, críticas ferrenhas ao atual governo, sua forma populista cheia de movimentos socialistas pela perpetuação do poder, eles acreditam que seja um absurdo pessoas que votem no atual governo pelo fato de receber a bolsa família ou outros programas assistencialistas existentes.
A maior parte destas pessoas, tem situação econômica infinitamente melhor e superior à aqueles que necessitam desse programa para uma sobrevivência desesperado, a maioria deles inclusive são funcionários públicos que sempre estão envolvidos em greves para salários mais justos, nem vou entrar nesta questão, porque também acho que seja de direito tentar conseguir salário mais justo pelo serviço que executa.
Porém com o atual governo, tão criticado pelos programas assistencialistas aos menos desfavorecidos, sem lógica alguma, esses mesmos cidadãos mudam o discurso, não que eles idolatrem ou então concordem com atual gestão, mas por conveniência, veja bem, mera conveniência, não querem que outra frente partidária venha a abocanhar o poder.
O atual discursos desses, que mesmo votando no PT abolem qualquer membro do partido, alegam que nunca na história desse país (desculpe presidente, mas tive que plagiar sua atuação!) um governo foi tão benéfico para funcionalismo público, não só nas aberturas de novos cargos públicos mas também em questões salariais e etc.
Então eu me pergunto, isso também não é compra de voto? Eu não concordo com a sua forma de governo, com as condições que você oferece as classes menos favorecidas, acredito que o outro partido tenha maior capacidade para desenvolvimento econômico e pode elevar a qualidade da educação, saúde e principalmente de dignidade, mas não voto nele porque o atual governo me dá uma salário melhor?
Isso é egoísmo, olhar para seu próprio umbigo! Criticar o cara que recebe R$ 80,00 da bolsa família a votar no atual governo!
Quando nos sentirmos a necessidade de conhecimento de todos, a necessidade de uma vida melhor, com condições mínimas plausíveis para que você tenha condições iguais de educação, saúde, lazer.
Na atual conjuntura, isso é uma utopia, não como prever a igual condição de dignidade humana, porém podemos iniciar esse processo e tomar um pouco a responsabilidade do governo, sendo um pouco mais solidário com os demais.
Nos estamos famintos, não só de comida, mas de conhecimento e esperança que podemos melhorar um dia nossa condição.
Vejam bem, não estou querendo discutir qual é o melhor regime de governo ou partido ideal para melhorar este quadro, até acho essa discussão saudável, mas me revolto quando sei que alguém que tem conhecimento sobre as circunstâncias se manifeste tão desfavoravelmente sobre o assunto.
Mas prometo não falar mais sobre o assunto aqui em meu blog! Espero que aqueles que tem o mínimo de consciência prestem mais atenção nos seus eleitos, não se preocupem única e exclusivamente com seu umbigo, pois você pode até estar em uma posição mais privilegiada, porém não vai ter muito que saborear em meio a uma sociedade em frangalhos e prejudicada pela longa história de desigualdade e corrupção que transformou uma riqueza em miséria, um país único e maravilhoso em uma depredação.

PS. Não sou petista, nem defendo bandeira, apenas acompanho histórias e procuro me informar sobre os projetos para depois decidir em quem votar... Já errei meu conceito, mas tento concertar sempre!

As coisas que nos cercam!


As coisas que nos cercam

de: Paulo Henriques Britto

"As coisas que te cercam, até onde
alcança tua vista, tão passivas
em sua opacidade, que te impedem
de enxergar o (inexistente) horizonte,
que justamente por não serem vivas
se prestam para tudo, e nunca pedem

nem mesmo uma migalha de atenção,
essas coisas que você usa e esquece
assim que larga na primeira mesa —
pois bem: elas vão ficar. Você, não.
Tudo que pensa passa. Permanece
a alvenaria do mundo, o que pesa.

O mais é enchimento, e se consome.
As tais Formas eternas, as Idéias,
e a mente que as inventa, acabam em pó,
e delas ficam, quando muito, os nomes.
Muita louça ainda resta de Pompéia,
mas lábios que a tocaram, nem um só.

As testemunhas cegas da existência,
sempre a te olhar sem que você se importe,
vão assistir sem compaixão nem ânsia,
com a mais absoluta indiferença,
quando chegar a hora, a tua morte.
(Não que isso tenha a mínima importância.)"

Gostaria eu te ter escrito algo assim... mas um dia quem sabe eu chego nesse ponto...

E Vai Passando e Continua Acontecendo!


Interessante a trajetória que nossas vidas traça, se contabilizarmos a quantidade de seres que conhecemos, suas características, diferenças e crenças e suas subdivisões, não percebemos ou até ignoramos por conveniência o que resgatamos em cada ser.
Aprendemos coisas boas e más, aplicamos sermões e repetimos atitudes por ingenuidade ou até maldade mesmo. Percebemos em cada ser um pouco de nossas virtudes e tentamos esconder nossos defeitos em críticas não muito enfáticas, acredito que pela semelhança ou sentença.
Identificamos em uma multidão de opções pessoas que levamos para vida inteira, mesmo que esse ou aquela simplesmente fique emudecido em sua presença, mas a agradável presença te faz querer sempre estar próximo.
Por outro lado conhecemos pessoas incríveis que nos fazem rir, mas basta um pequeno espaço de distância para que nada mais seja igual e o que parecia ser eterno é apenas um momento.
Identificamos seres incríveis, dos quais você facilmente ficaria amigo e seria eternamente grato pela cia, mas às vezes pouco importa a sua presença ou não neste contexto! Queremos andar lado a lado com os mais populares no colégio, os caras e as minas mais admirados, os mais bagunceiros e que pouco se preocupam com o futuro, mas são invejáveis pela sua popularidade.
Crescemos conhecendo pessoas e com elas vamos moldando nosso conhecimento e encontrando verdadeiro sentido em estar com alguém e preservar este alguém em sua vida e suas histórias. Hoje me orgulho de minhas cias, são as melhores do mundo, mas ainda tenho gente a conquistar e muita história pra contar ainda!

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Nem sei bem o quê!


Fico me perguntando o porquê da nostalgia dos tempos passados? Sempre que nos acomete algo estranho ou fora da rotina costumeira, logo nos colocamos a reclamar da situação e logo lembramos, não necessariamente de algo, mas de épocas melhores.
Tentamos retroagir a vida que já se foi, não há como reviver o momento, aquele momento era algo que deveria estar ocorrendo naquele momento e não no momento de dificuldade que passa atualmente.
Sei que parece confuso, mas é muito mais estranho este sentimento de perda do rumo, quando estamos realmente mal com as circunstâncias, nós imaginamos o passado como algo necessário ao presente e esquecemos de viver a vida como deve ser observada e encarada.
Refletimos nossas esperanças em filmes ou novelas que contam trajetórias parecidas com as que vivenciamos, iludimos os fatos acusando o acaso como maior vilão para não assumir o peso de cada ação e escolha sua.
O passado é sim um momento feliz, algo extraordinário que até pode te guiar no futuro para novas escolhas e uma forma mais madura de se vivenciar um relacionamento ou planejar de forma mais coerente a sua aposentadoria.
Mas também, o passado é uma ruína para saudosistas como eu, da época em que me quebrava todo com meu carinho de rolimã, ou as brincadeiras de crianças que já não se vê mais nas crianças de hoje, mas aquilo era a minha época, saudosa maloca, maloca querida, mas era a minha e isso ninguém me tira.
Tento compreender coisas que acontecem agora comigo aos quase 30 anos, e que na época dos meus pais já com 4 filhos homens não aconteciam, as dificuldades são outras e o entendimento sobre a vida e completamente diferente daquilo que já foi.
Se evoluímos ou regredimos? Não sei, só sei que cada tempo é seu tempo e cada vida merece seu passado, presente e futuro sem lamentações do que não foi ou poderia ter sido!

Das Coisas Que Admiro!


E difícil encontrar o que admirar, eu por exemplo admiro virtudes que muitas vezes não encontro em mim e por maior que seja o esforço o peso de ser humano e errar muito, acaba por si só me desestabilizando meu pólo consciente daquilo que prego como verdade.
Falando sobre o que admiro, posso concluir que são coisas singelas, naturais ao convívio civilizado e harmonioso que deveríamos ter entre nós, habitantes deste mundo desprendido de preocupação com os vizinhos e suas necessidades.
Não é fácil respeitar o próximo, principalmente quando o próximo invade aquele que você considera seu espaço e não é de direito algum alguém se intrometer no que diz respeito, porém há de convir ou melhor podemos refletir que exista a possibilidade de estar errado sobre quantos metros quadrados mede seu terreno e que se você ceder um pouco do seu espaço pode-se sim chegar a uma equação satisfatória para ambos, sem que um fique no positivo e outro no negativo.
Eu particularmente, não só admiro como também invejo as pessoas felizes e seguras de si, não inveja de uma forma pejorativa, mas sim uma inveja benéfica, algo como foi que ele conseguiu? Também quero chegar lá! Isso eu digo porque a maioria das pessoas que conheço acreditam que não são eles que devem chegar até aquele determinado lugar e sim quem está em determinada posição a perde-la.
Concluo então que essas pessoas que conseguem atingir um estado de felicidade e segurança, só estão lá porque não se preocupam com sentimentos mesquinhos e pouco louváveis como puxar o tapete daqueles que estão no mesmo caminho. Penso nisso pelo fato de ser tão prazeroso quando alguém que você admira e gosta de verdade consegue atingir os objetivos mais simples e realiza as coisas mais impensáveis.
No meu humilde e singelo ponto de vista, somos uma forma egoísta que tem salvação e podemos melhorar nossa história a cada instante, sempre desejando coisas boas e tentando na medida do possível crescer! Não que seja fácil, eu tenho plena consciência do que tem que ser feito, mas muitas vezes alguém vem e pisa no meu calo então já viu néh!
Eu admiro as pessoas que trilham a sua história e que sem preocupações estapafúrdias conseguem se livrar dos julgamentos, pré-conceitos, das diferenças, das crenças e do egoísmo. Somos todos diferentes, alguns são parecidos, mas nunca iguais em sua total uniformidade, por isso, eu admiro as pessoas que conseguem ser o que eu sempre sonhei em ser! Um dia quem sabe eu também seja essa pessoa admirável!

Rodrigo Bertolazzi
21/09/2009

sexta-feira, 18 de setembro de 2009

Tenho Medo!


Tenho certo receio, para não dizer um medo enorme sobre o fato de escrever minhas percepções neste espaço que me foi concedido! Não pelo fato de dizer besteiras demasiadas ou errar a indagar esse ou aquele pensamento.
Mas tenho medo de encontrar as resposta que tanto busco e após este longo período de bobagens expostas não ter mais o escrever aqui.
Fico feliz a cada postagem, pois sei o quanto e difícil se abrir e escrever nem sempre aquilo o que pensa, mas sempre o que passa na sua mente, às vezes muito alegre, mas muitas vezes algo que perturba suas palpitações e vertigens e que acaba de nos surpreendem em nossa rotina.
Óbvio me parece que estou longe de chegar a um consenso exato do que busco ou penso em buscar nesta exposição demasiada, mas a cada reflexão, por mais inóspita que seja, pode-se chegar à conclusão que ou você andou mais que consegue acompanhar ou então estagnou na mesma tecla da nota musical.
Até eu mesmo questiono o fato de dar sentido a isso tudo que escrevo, pois digo a quem lê, que não há sentido algum, pois aqui exponho minhas dúvidas sobre a vida, vida esta com pouco rodagem, sem experiências que possam ser conclusivas e enfáticas a resposta mais coerentes.
Tenho medo de me prolongar nesta história de buscar a certeza e deixar de compreender a magia que a dúvida nos trás, ensinando aos nossos instintos e sentidos sua forma sublime e apocalíptica de percepção e bondade.
Tenho medo do julgamento e não aceitação de minhas idéias por mais absurdas que sejam, ou até da incompreensão do que sinto ou falo em determinadas circunstâncias.
Depois de descobrir que tenho medo, fiquei feliz ao descobrir então que sou mais humano que pensava!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

Obrigado!!!!


Hoje eu tive uma pequena surpresa, há tempos eu venho enrolando em ir para academia e semana passada eu voltei a malhar em uma academia próxima de casa, mas quem me conhece sabe o quanto eu sou preguiçoso, então já faltei dois dias esta semana, mas devo admitir que um dia foi em decorrência de trabalho.
Bom, mas paremos de choro melas e vamos ao que interessa, há um cidadão na academia, que inclusive é uma figura, muito simpático e engraçado, que inclusive carrega o peso do mesmo nome que o meu Rodrigo, que ao me abordar questionou se eu tinha um blog, a princípio imaginei que era uma pergunta solta que coincidiu com fato de eu realmente ter um blog, inclusive soltou uma brincadeira dizendo para não falar mal dele no blog, mas hoje ele voltou a se referir sobre as coisas estranhas que digo aqui, inclusive em sua analise, disse que meu blog era bom e muito inteligente.
Fiquei um pouco perplexo, pois o conheci há uma semana e meu blog já deve ter uns sete meses, então fiquei extremamente lisonjeado com o comentário do Rodrigo lá da academia Modela Center, e muito feliz em perceber que o que escrevo realmente é lido por alguém.
Na verdade estou escrevendo isso tudo para agradecer não só ao simpático e divertido Rodrigo, mas também a todos o que desprendem de um tempinho para ler as coisas estranhas que só este idiota diz.
Agradecer a Vanessa que lá da Colômbia não esquece do seu amigo encalhado kkkk e sempre comenta meu blog, alias saudades gata, volta logo néh... Agradecer ao Damião que sempre tece elogios a meu blog, ao Renato que não o conheço mas também esta sempre por aqui, a Paula que acompanha e elogia minhas insanas idéias, a tocha que além de uma maravilhosa amiga é uma crítica literária profissional, ao Marcos Salera Castro que tive o prazer de conhecer, uma figura extremamente simpática e um cara do bem, ao João e a Josi, meu casal de amigos predileto que já perdura nossa amizade a treze anos, inclusive o João é o meu melhor e amigo!!!! Confidente e companheiro, mas ta sumido...
Agradecer a Camilla e turma, que dizer desta pessoa que freqüenta minha vida a vinte e três anos com muitas alegrias e tristezas, mas sempre com uma piada no final da história, enfim agradecer a todos que me ajudam de uma certa forma a compor este espaço, alguns amigos que aqui não foram citados mas nem por isso são esquecidos!
Gostaria também de agradecer a todos os blogs que acompanho, pois que seria do meu blog senão tivesse um pouco de inspiração, mas eu digo um pouco porque é óbvio que ela tem muito mais talento para compor este humor inteligente e divertido que é o Delírios Insanos de Ivy Farias, o tão bem escrito que não é só mais um blog de moda do Rodrigo Paiva, mas sim um excelente blog muito bem feito sobre moda, ou então das mensagens únicas, seja de pensamentos próprios ou poemas e poesias reflexivas do nosso querido Marco Salera Castro, que já citado também tem um blog maravilhoso, seja pelo único texto do espaço eu do Thiago, que já dei um puxão de orelha nele que escreve coisas ótimas mas não publica, ou então as Idéias de Devaneios do Marco Aurélio Moura, que não conheço pessoalmente mas já o admiro pela forma direta e conceitual que escreve, sem medo de se expor e com muita confiança no seu talento, inclusive quem vê a cara de bravo desse rapaz não imagina a delicadeza que ele consegue enxergar a vida através da lente fotográfica em seu fotoblog com fotos únicas e emocionantes.
Poderia ficar aqui horas e mais horas ou melhor folhas e mais folhas, mas não quero ser genérico tão pouco demasiadamente longo, por isso fica a minha gratidão e alegria em saber que alguém um dia leu o que escrevi, sentiu minhas dúvidas, alegrias, tristeza e entendeu o que eu disse.
Muito obrigado a todos, meu desejo é que eu sempre tenha inspiração e tempo para continuar a escrever e fazer a coisa certa...
Obrigado pelas inspirações e emoções que sinto ao ler e ser lido por cada um de vocês....

PS. Viu Rodrigo não falei mal de você no meu blog não kkkkkkk.....

Liberdade para ser respeitado!


A vida não é fácil ou nós dificultamos o andamento natural dela? Sinceramente, não há como saber ou prever um resultado sobre tal questão!
Nós somos livres para fazer exatamente o que nos da na telha, mas não somos fortes o suficiente para conseguir arcar com as conseqüências de tudo que volta contra nossas atitudes e egoísmo.
Apreciar o momento e analisar as hipóteses a serem seguidas respeitando o espaço do indivíduos a seu redor é o fato crítico de todo e qualquer ser humano sofre em cada ação e reação cotidiana, porém, se nós refletimos por um instante que seja de forma a nos colocar na pele dos demais e sentir as reações adversas, descobriremos o quanto simples fatos ou comentários podem atingir em cheio cada indivíduo.
Não necessariamente todos são merecedores de tal analise, mas também com que direito ou julgamento nós podemos distinguir sobre as circunstâncias que cada um merece ou não passar pelo crivo desta análise? Compreender a arrogância e rudes de alguns é um início evolutivo para chegar a tal conclusão, pois nós em nossa humilde aventura de viver, damos diversas brechas das situações que acontecem e nos atordoam descontando nos demais a seu redor, que dirá outros que nem conhecemos e tiveram um mal dia, ou pior ainda um péssima história de vida.
É difícil distinguir os fatos em si dos acontecimentos passados para desconfiança ou má educação de uns ou então complexidade dos hábitos de outros. Somos diferentes em nossa essência e pensamento, até os mais parecidos tem dificuldade em encontrar razão no que pensam ou fazem a respeito de viver a vida.
Talvez seja um carência humana ou um desespero louco que todos queiram ser ouvidos, mas acredito que só entramos no pedestal e somos admirados quando escutamos primeiro para depois dizer o que se passa em nossa mente.
Um pouco sem sentido? Não sei, mas é assim que encaro a vida, respeitando para ser respeitado e ouvindo para não passar despercebido, tem dias que amargo à tristeza profunda do vazio, mas há dias também em que a explosão de felicidade enche meu sorriso e contamina a todos e assim eu vou seguindo, crescendo, errando e tentando!

terça-feira, 8 de setembro de 2009

28 Primaveras


Hoje completo mais um ciclo em minha vida, não que eu possa argumentar sobre as coisas que passei de forma precisa e satisfatória, pois algumas ainda tento esquecer ou melhor analisar de forma fria.
Me sinto insatisfeito com tudo o que vivi, ainda é pouco e mal posso compartilhar com os demais, embora o pouco que ficou possa ajudar os muitos que me deram a oportunidade de aprender e vencer.
Hoje completo diversos ciclos, uns eternizados em fotos que de vez em quando são relembradas em meio a reuniões com velhos amigos e até mesmo com a família, outros se perderam no tempo após muito sofrimento, histórias tristes que deixam suas pequenas e irreparáveis marcas pelo corpo, mas há também os momentos que se lembrados nos enche de coragem para seguir em frente.
Devo admitir meu enorme receio em completar 28 primaveras, não pela idade, mas sim pela proximidade dos trinta, não que me ache velho ou incapaz, muito pelo contrário. O meu medo se dá por conta de não me dar conta ainda das coisas que posso realizar!
Insatisfeito não com os demais, que nada tem haver com minhas escolhas erradas e frustrações passadas, mas sim comigo, pelo estafante erro de tentar compreender tudo ao redor e tentar ser mais livre para se viver a vida, acho até que será mais simples de compreende-la quando estiver de braços abertos para aceita-la da forma como ela é.
Não de forma conformista, isso nunca, mas de forma verdadeira e simples, às vezes admitir que não sou tão bom para que um dia eu possa ser, não tentar adivinhar os passos, seguir aquelas pegadas na praia, pois alguém já chegou a algum lugar por ali.
E assim, com dúvidas e idéias sobre o que pode ser é que vou caminhar para a minha 29º primavera neste planeta, desejo completar este ciclo de forma brilhante, só assim para justificar as outras vinte e oito primaveras passadas.

Rodrigo Bertolazzi
08/09/1981